Foto: divulgação ESET

123456 é a senha mais utilizada pelos brasileiros

Da Redação
07/12/2022

A NordPass publicou seu relatório com as senhas mais escolhidas pelas pessoas em todo o mundo e incluiu uma lista de alguns países em particular, incluindo: Brasil, Chile, Colômbia, Espanha e México. A lista da NordPass, com as 200 senhas mais comuns, resulta de uma análise em um banco de dados de 3 TB, contendo credenciais que foram expostas em incidentes de segurança. Esta informação foi recolhida graças à colaboração de investigadores independentes e especializados na investigação de incidentes.

Veja isso
Dezenas de grupos russos roubam 50 milhões de senhas de usuários
Senha de fábrica da Atlassian foi exposta no Twitter

A tabela é ordenada de acordo com o número de vezes que a mesma senha foi usada, incluindo a quantidade em que ela esteve presente no banco de dados e o tempo que levaria para ser descriptografada por meio de um ataque de força bruta. Desta vez, ao contrário do que vinha acontecendo, “123456” não é mais o mais utilizado a nível global, mas seu lugar foi ocupado por outra senha que constantemente diz presente neste relatório: “password”, ou “senha” em português:

Lista de senhas mais comuns em todo o mundo. Fonte: NordPass.

A tabela a seguir mostra uma coluna para cada um dos cinco países mencionados. Em todos estes, a senha mais utilizada é a mesma: 123456. Além disso, algo que pode ser facilmente analisado é o número de variantes de “123456”, que também é observado globalmente.

Ranking de senhas mais comuns por país. Fonte: NordPass.

Também foram classificadas as senhas mais populares em categorias, como esportes, nomes de artistas, grupos musicais, refeições, videogames, filmes, carros, entre outros. “O que isso mostra é um padrão que as pessoas geralmente seguem ao escolher uma senha para torná-las fáceis de lembrar. No entanto, isso também as torna fáceis de prever. Especialmente em ataques automatizados de força bruta, em que os cibercriminosos usam software para testar várias combinações de endereços de e-mail e senhas em segundos”, destaca Camilo Gutiérrez Amaya, Chefe do Laboratório de Pesquisa da ESET.

Principais senhas com nomes de artistas. Fonte: NordPass.

Principais senhas que usam o nome de um time ou clube. Fonte: NordPass.

Principais senhas que usam nomes de filmes. Fonte: NordPass.

Os resultados mostram que ainda é essencial conscientizar as pessoas sobre a importância de criar senhas longasdifíceis de prever e exclusivas para cada conta ou serviço online. Além disso, as pessoas devem saber que tudo isso pode ser alcançado usando um gerenciador de senhas no computador ou telefone, já que esses serviços contemplam todas essas necessidades. Finalmente, lembramos a todos da importância de habilitar a autenticação de dois fatores em todos os serviços que eles usam para que a segurança de suas contas não dependa apenas da senha”, conclui Gutierrez.

Compartilhar: