busca twitter linkedin facebook fale anuncie blogs eventos categorias home headlines instagram home apex chemicals

Teste de phishing mostra se você está atento

A Jigsaw, aceleradora fundada pelo Google, decidiu ajudar as pessoas a ficarem mais alertas aos ataques de phishing e para isso criou um teste: será que você é esperto o suficiente para descobrir o que é phishing e o que não é?

Como a maioria sabe, o phishing é um ataque (ou um golpe, se você prefere chamar assim) normalmente iniciado com um e-Mail que parece uma coisa, mas é outra. Parece de amigos mas é de inimigos. Parece do Dropbox mas é de um bandido. Parece do Google mas é de outro bandido. O que o autor do phishing deseja é que o destinatário do e-Mail digite suas credenciais digitais, começando com login e senha, numa página que parece verdadeira. Com isso ele conseguem entrar na conta da pessoa (às vezes uma conta bancária) e com ela pode dar outros golpes. Tudo usando as credenciais da vítima.

Caso você não saiba: hoje o crime digital é tão bem organizado que existem até fornecedores e prestadores de serviços, como o do anúncio na imagem ao lado. Portanto, é bom treinar e estar alerta. Como é bom ajudar parentes e amigos a ficarem alertas também. O teste é muito bem feito e pede apenas seu nome e um e-mail para que sejam utilizados na simulação. Infelizmente os autores só fizeram a versão em inglês e não ligaram a página no tradutor do Google, o que pode deixar a operação mais difícil. Mas vale a pena tentar.

O endereço do teste é:

https://phishingquiz.withgoogle.com/

Boa sorte.

Ciso_logo_75porcento