Os cinco principais golpes das Olimpíadas

A realização dos Jogos Olímpicos 2016 estimulou a criatividade dos fraudadores, que realizaram diversos golpes em várias partes do mundo. E a Easy Solution fez um levantamento dos principais.

Loteria: um golpe de sorte: o Escritório Nacional de Inteligência Antifraude do Reino Unido alertou sobre fraudes do tipo loteria, em que os usuários são informados por e-mail que ganharam uma viagem para as Olimpíadas no Brasil. O prêmio: £820.000 (algo ao redor de R$ 3,3 milhões) em dinheiro. Os supostos vencedores deveriam entrar em contato com um escritório (cujos dados de contato têm erros de digitação) e fornecer os dados bancários para transferência do prêmio.

Beba Coca-Cola – “Parabéns! Você ganhou um prêmio de 1 milhão de dólares em dinheiro da Fundação Coca-Cola, em parceria com o Comitê Olímpico da RIO2016”. A chamada foi utilizada em um dos muitos e-mails fraudulentos ligados ao evento. Supostamente, o destinatário da mensagem foi selecionado aleatoriamente de um banco de dados de mais de 250 mil e-mails e, para receber o prêmio, deve fornecer dados pessoais e escolher entre receber o banco por transferência bancária ou ir buscar o cheque pessoalmente.

Por sua conta e risco – Se você está participando dos Jogos Olímpicos do Rio ou é um turista, daqueles que procuram souvenirs, deve ter algo em mente: compre produtos olímpicos apenas pelo site oficial e use sempre o cartão de crédito. Em caso de fraude, o dinheiro perdido com cartões de débito pode levar mais dias para ser recuperado.

O bom e velho Phishing – Com a proximidade dos jogos, os golpistas registraram domínios com termos como “Rio” e usaram certificados SSL de baixo custo para garantir que os sites usados nos esquemas de fraude pareçam legítimos.

Aplicativos falsos – Nem todos os aplicativos para obter pontuações e notícias olímpicas são legítimos ou confiáveis. O app Rio 2016 APK, por exemplo, parece oficial, mas os  analistas da Easy Solutions identificaram que ele tem as mesmas propriedades de apps fraudulentos, expondo os usuários que o baixarem a Trojan, vírus e outros códigos maliciosos. Além disso, ele foi encontrado em uma loja não oficial, o que significa que foi submetido a padrões de segurança menos rígidos que os normalmente exigidos por lojas oficiais como Apple Store e Google Play Store.

O gerente de Desenvolvimento de  Negócios da Easy Solutions no Brasil, Cláudio Sadeck, alerta para o fato de que golpistas estão sempre atrás de oportunidades. “Grandes eventos  permitem golpes mais criativos e cativantes, mas é preciso estar sempre atento. Os golpes listados acima são praticados há anos com sucesso”, explica.

De acordo com Cláudio, algumas dicas simples e valiosas podem manter as pessoas seguras, como nunca fornecer informações pessoais para desconhecidos, sempre pagar com cartão de crédito, fazer negócios com sites criptografados (endereços que começam com “https”) e fazer download de aplicativos a partir de lojas oficiais, entre outras.

Compartilhe
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin