O ‘ransomware’ que exige seus nudes

O Ransomware que exige seus nudes
Clique para ampliar

Como se não faltasse mais nada, apareceu na última sexta-feira um ransomware que não exige resgate em Bitcoins: o pagamento exigido são fotos da vítima nua. É na verdade mais uma piada do que um ransomware. Batizado de nRansom, ele foi descoberto por uma equipe de especialistas chamada MalwareHunterTeam, que já o estudou e descobriu que é muito mal feito.

Depois de travar o computador da vítima, o nRansom exibe uma tela decorada com imagens do desenho animado “Thomas e Seus Amigos”, contendo as instruções para o resgate: criar uma conta no Proton Mail (um provedor gratuito de email criptografado), enviar um email para os cibercriminosos e (depois que eles responderem), enviar também dez fotos sem roupa. A tela diz que depois de verificarem se as imagens são mesmo da vítima elas serão vendidas na Deep Web. Quem depois disso receber a chave para desbloquear o computador irá inserí-la usando a mesma tela.

Embora trave o computador, o nRansom não criptografa arquivos nem seus nomes, informam os especialistas do MalwareHunterTeam. Eles descobriram também a chave para destravar o computador: 12345.