Congo adota solução Gemalto para eleições

A Gemalto (Euronext NL0000400653 GTO), líder mundial em segurança digital, venceu um concurso internacional para fornecer à CENI, a Comissão Eleitoral Nacional Independente, da República Democrática do Congo (RDC), 22.000 kits de registro eleitoral biométrico para dispositivos móveis para apoiar uma ampla atualização do registro nacional de eleitores do país. As estações de Registro em dispositivos móveis Coesys totalmente portáteis da Gemalto possibilitarão que 18.000 centros de registro adquiram rapidamente fotografias digitais, impressão digital e registros de assinatura dos cidadãos, além de emitir cartões de eleitor personalizados imediatamente para as próximas eleições. A Gemalto também “treinará os treinadores” da CENI e fornecerá manutenção e suporte amplos a este projeto de registro de eleitores, que representa um dos maiores da história.

As estações de Registro em dispositivos móveis Coesys apresentam design robusto em estilo de mala e podem ser implementadas praticamente em qualquer lugar do país. A CENI usará as estações de Registro em dispositivos móveis Coesys para garantir a aquisição eficiente e de qualidade dos dados pessoais e biométricos do eleitor, que serão usados para adicionar novos eleitores elegíveis e limpar e atualizar os registros existentes no registro nacional de eleitores antes das eleições. Em especial, o uso de dados biométricos, que são incontestáveis, ajudará a identificar e eliminar duplicidades. A CENI é responsável por gerenciar e operar todo o processo de registro e consolidar o registro dos eleitores.

"Precisávamos de um parceiro de confiança para facilitar nosso ambicioso programa, em que esperamos a inscrição de até 45 milhões de eleitores", disse Corneille Nangaa, Presidente da CENI. "Com uma vasta experiência em aplicativos de registro de eleitores e inscrições na África e em outros locais, a Gemalto ofereceu uma excelente integração técnica e a capacidade de reagir rapidamente aos nossos requisitos."

"Nossa solução segura de registro em dispositivos móveis permitirá que a CENI estabeleça um registro de eleitores confiável e respeitado, com base em dados biométricos, que são incontestáveis, e fornecer toda a flexibilidade necessária para configurar o departamento de registro de eleitores em todo o país", disse Frederic Trojani, Vice-presidente executivo de Programas Governamentais na Gemalto. "Acima de tudo, ela fornecerá uma base confiável para eleições livres, justas e transparentes à República Democrática do Congo."