busca twitter linkedin facebook fale anuncie blogs eventos categorias home headlines instagram home apex chemicals

Começou a it-sa Brasil

Começou nesta terça-feira (13) a Conferência it-sa Brasil, encontro voltado a profissionais C-Level (CEOs, CFOs, CTOs, COOs, entre outros), que alia negócios a uma conferência de alto nível técnico sobre Segurança da Informação. O evento, que vai até dia 14, reúne os setores industrial, bancário, de telecomunicações, além de instituições de ensino e agências governamentais.

Thomas Geiger, COO (chief operating officer) da alemã CenterTools/DriveLock, foi keynote speaker da abertura, na qual apresentou um painel sobre as megatendências dos últimos anos. “Em 2000 o vírus ILOVEYOU passou a causar prejuízos da ordem de US$ 15 bilhões anuais”, lembrou o especialista em Segurança da Informação. Para ele, essa foi a primeira vez que o mundo realmente compreendeu o potencial das falhas de segurança em ambientes digitais. “Ainda havia uma troca muito pequena entre as companhias de tecnologia, cenário que foi se modificando com a popularização dos dispositivos móveis, e a internet das coisas”, explica.

Para Geiger, um dos maiores riscos atualmente é o fato de que malwares (aplicativos maliciosos, como vírus, cavalos de Troia, entre outros), tornaram-se uma indústria, e vão muito além da imagem do “hacker nerd”. “É possível encomendar um malware por cinco trocados. Essa atividade transformou-se em algo com base econômica”, diz ele. Também apresentou pesquisa da Dell Software, segundo a qual apenas 18% das empresas instalam medidas apropriadas de segurança em seus sistemas.

Ciso_logo_75porcento